Como tomar a decisão certa e ter o local perfeito

Sempre se fala sobre a importância de estar “no lugar certo, na hora certa”, não é mesmo? E que tal estar no local certo a toda hora? Ao escolher bem o ponto comercial ideal para o seu negócio, é exatamente isso que você consegue.

A localização é um dos fatores mais determinantes tanto para o sucesso quanto para o fracasso de uma empresa. Ainda assim, essa escolha não é tratada como prioridade muitas vezes. Se você quer aproveitar a vantagem competitiva que uma boa seleção de ponto comercial pode te dar, venha com a gente e confira o nosso guia!

1 – O fluxo de pessoas é tudo

Ficar escondido em um local onde não passa ninguém, costuma matar diversos empreendimentos. Por outro lado, escolher um ponto comercial em áreas nas quais muitas pessoas passam, dá muito mais potencial para que o seu negócio dê certo.

Pensando, por exemplo, em uma sala comercial em Brasília. Escolher uma localidade movimentada e bem frequentada garante que mais pessoas passem na frente do seu negócio. Esse fluxo, seja a pé ou de carro, permite mais possibilidades. Isso porque, ao passar por perto, a pessoa toma conhecimento da empresa e pode contatá-la quando precisar.

2 – Não ignore os obstáculos visuais

Estar visível é tudo para um ponto comercial. Isso significa que todo obstáculo visual pode atrapalhar bastante o seu negócio. Uma árvore muito grande, um recuo muito comprido ou uma diferença de nível entre o ponto comercial e a rua pode ter efeitos muito indesejados. Um dos principais é o clássico: “nossa, sempre passo na frente, mas nunca prestei atenção que a empresa de vocês era aqui”.

3 – Antes de comprar ou alugar: vá a campo e veja você mesmo

Para ter uma boa noção de como você vai ser visto pelos seus futuros clientes, é importante parar e pensar como eles. Ou seja, visite a sua empresa de diversas maneiras.

Passe de carro na frente para descobrir se o acesso é fácil e se você está visível. Tente parar e estacionar para descobrir se a região te permite isso com facilidade.

Além disso, ir a pé também faz parte dessa fase de descoberta. Caminhe pela região e pela vizinhança algumas vezes, para perceber se é fácil de notar que o ponto comercial vai ser por ali.

4 – Analise a vizinhança

“Diga com quem andas e te direi quem és”. O ditado é antigo, mas tem muita razão. Estar em uma área vantajosa faz parte do sucesso de uma instituição. Ou seja, ter negócios complementares ao seu no mesmo quarteirão pode ser bastante vantajoso. Por exemplo, se a ideia é abrir um pet shop, estar ao lado de uma padaria ou mercado pode ser uma boa ideia. Afinal, se o dono compra um mimo para si mesmo, pode acabar querendo algo para o seu companheirinho animal.

Inclusive, você ainda pode dar um passo além e fazer a seguinte pergunta a si mesmo: será que vale a pena ficar perto da minha concorrência direta?

Essa proximidade estratégica pode, por um lado, ser bastante vantajosa. Isso porque mais clientes podem passar a visitar a região ao perceberem como a localidade tem mais de um negócio que oferece aquilo que eles precisam. Por outro, colocar o seu novo escritório colado a um concorrente grande, tradicional e estabelecido pode matar um empreendimento jovem muito rapidamente.

5 – Aluguel ou compra: o que é melhor para o meu negócio?

Essa é uma decisão que precisa ser pensada com carinho por todos os empresários. Isso porque tanto a compra quanto o aluguel têm suas vantagens e desvantagens.

Afinal, a aquisição de uma propriedade é, também, um investimento, além de garantir que aquele ponto vai ser seu a longo prazo.

Enquanto isso, o aluguel pode ser bem menos dispendioso, evitando os custos de um longo financiamento, o que facilita muito as coisas para empresas mais jovens. Além disso, é mais fácil trocar o ponto comercial.

Cada caso pode pedir um tipo de contrato de imóvel, apenas analisando as suas necessidades diante dos benefícios de uma aquisição ou de uma locação entregam a você que se torna possível fazer a escolha certa.

6 – Precisa caber no orçamento

Uma empresa precisa chegar ao break-even e, eventualmente, gerar lucros. Ter despesas demais com o seu ponto pode acabar dificultando bastante isso tudo. Ter um escritório enorme e chique, mas gastar muito mais do que você precisa com ele pode não ser um bom negócio. Ainda mais se o ponto comercial escolhido não é responsável por gerar lucros para você. Tenha custos que sejam condizentes com o seu orçamento.

Aprendeu tudo o que você precisa analisar para escolher o ponto comercial ideal para o seu negócio? Conhece mais alguém que vai aproveitar as informações que estão aqui no nosso guia?

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