Nos últimos anos, os espaços de coworking impõem-se como novos locais de trabalho. Mas por que há cada vez mais preferência por espaços de coworking? Qual é a chave para o seu sucesso? A resposta é óbvia: as vantagens do coworking.

Entre as vantagens do coworking destacam-se a flexibilidade do trabalho e a possibilidade de networking. No entanto, elas não são as únicas.

Você não está totalmente convencido? Falta-lhe um empurrãozinho? O que você acha de listarmos os 10 benefícios de trabalhar em um coworking? Saiba mais ao longo desse artigo!

Vantagens do coworking que você precisa conhecer!

1. Flexibilidade laboral

Um modelo de trabalho flexível é o que se aspira nas novas formas de trabalho. A flexibilidade é uma das cinco tendências mais procuradas pelos profissionais. E uma das vantagens do coworking é que ele oferece flexibilidade em duas direções.

Primeiro, o horário flexível. Sim, não ter que depender de horários rigorosos de chegada e partida é um grande fardo que nos livraremos.

Ao contrário dos escritórios tradicionais, não há vínculos de horários nos coworkings: você pode entrar e sair quando quiser.

A organização do tempo de trabalho depende apenas de você! Prefere trabalhar de dia, de noite, de meio do dia ou de madrugada? Ninguém lhe impõe a maneira de se organizar para trabalhar. Nosso coworking dá acesso 24 horas por dia, qualquer dia da semana.

Por outro lado, dentro de um coworking você poderá mudar de ambiente.

A outra flexibilidade é em relação ao contrato de locação. Enquanto na maioria dos escritórios os contratos de locação de espaço são geralmente por mais de um ano; em um coworking existem diferentes formas de adesão.

O mais comum é por um mês. Desta forma, se decidir, após um mês, que esse coworking não está de acordo com as suas necessidades e quiser experimentar outros, nada o impedirá.

Inclusive, há coworkings que permitem alugar o espaço por apenas algumas horas ou um dia.

2. Dê adeus a solidão e o isolamento

Quantas vezes você não se sentiu sozinho trabalhando em casa ou em um café? Muitas vezes, na maioria dos dias ou de vez em quando? Se estas foram as suas respostas, temos uma boa notícia: num coworking dirá adeus ao sentimento de solidão e isolamento.

Caso você não saiba, o sentimento de solidão influencia negativamente a motivação e o desempenho no trabalho.

De fato, os espaços de coworking estão cheios de pessoas, algumas afins à nossa profissão e outras, não tanto. Mas é esta mistura a base da filosofia de um coworking!

Eles se baseiam em toda uma comunidade de profissionais dispostos a interagir, colaborar e se beneficiar uns dos outros.

Você pode receber conselhos, ajudas, novas ideias e ter acesso ao conhecimento compartilhado. O resultado, além de estabelecer relações sociais, é que você se sentirá sempre em companhia.

3. Incentiva o networking e a criação de uma comunidade

O networking é a forma de expandir a nossa rede de contatos. Uma das vantagens do coworking é que é ideal para criar sinergias entre os profissionais.

A proposta sugestiva dos espaços colaborativos é a facilidade de acesso a uma grande comunidade de inovadores e empreendedores.

Networking em um coworking é uma oportunidade para colaborar, desenvolver negócios e crescer profissionalmente.

Lembre-se de que conhecer novas pessoas e criar relacionamentos valiosos pode ser muito produtivo para impulsionar seu projeto ou negócio.

Como membro da comunidade, você estará ciente de todos os workshops e eventos de networking. Estas atividades são realizadas com o principal objetivo de promover a interação entre os profissionais.

4. Visibilidade e impulso de negócios

Uma das vantagens do coworking é que ele permite dar visibilidade ao seu negócio. Se trabalhar de forma independente e isolada, criará uma barreira entre o seu projeto e os profissionais que o podem ajudar a fazê-lo crescer.

Os nossos negócios podem ser impulsionados em grande parte pela nossa rede de contatos.

Já vimos como o networking pode nos ajudar a criar relações estratégicas para nossos projetos. Os profissionais que se encontram em um coworking podem ser parceiros, colaboradores ou futuros clientes. Tudo isso impulsiona a expansão do nosso negócio a um ritmo acelerado.

5. Redução de despesas e poupança

Uma das principais dificuldades dos empreendedores e startups ao lançar o seu negócio é encontrar um lugar para se instalar.

Para pequenas e médias empresas, startups e empreendedores, trabalhar a partir de um coworking é mais acessível do que montar um escritório privado. É, sem dúvida, um alívio para os seus bolsos.

Os coworkings oferecem várias modalidades de escritórios que você pode contratar dependendo das suas necessidades.

As empresas de coworking cuidam de todas as questões administrativas e serviços (água, luz, internet, limpeza, etc.). Desta forma, só com o pagamento da taxa que contratar terá todas as condições asseguradas para desenvolver o seu negócio sem distrações.

Outro benefício de trabalhar em um coworking é que permite controlar o crescimento da sua empresa sem que isso implique modificações de espaço não previstas.

Ou seja, num escritório onde o investimento foi estabelecido para poucos trabalhadores pode ser um problema se de repente forem necessários mais empregados. Isso levaria a investir mais dinheiro em modificações de espaço.

Em um coworking você não terá esse problema. Se a sua empresa precisar incorporar mais membros, você pode alugar uma nova mesa. Desta forma, você sempre terá a quantidade de espaço que seus funcionários precisam no momento, sem grandes mudanças ou investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *