Se você está lendo este post, você certamente está se perguntando o que é coworking?
De fato, coworking não é apenas um espaço de trabalho compartilhado onde todos usam os mesmos recursos. Coworking é um estilo de trabalho, de vida.
Um coworking é um espaço de trabalho compartilhado que tem ajudado milhões de pessoas ao redor do mundo a aumentar sua produtividade, se conectar entre si e até mesmo criar start-ups incríveis.
Por isso, se você quer saber mais sobre o que é coworking, continue lendo esse artigo.
O que é coworking?
O termo coworking refere-se a um espaço físico de trabalho compartilhado onde convergem profissionais com diferentes perfis e estruturas de trabalho, desde freelancers, autônomos e até empreendedores.
Segundo a Wikipédia, o coworking é definido como uma forma de trabalho que permite aos profissionais compartilhar um mesmo espaço de trabalho, tanto físico como virtual, para desenvolver seus projetos profissionais de forma independente, ao mesmo tempo em que incentivam projetos conjuntos.
O que diferencia principalmente um coworking de um escritório tradicional são os espaços singulares que o compõem, que dão a possibilidade de um trabalho compartilhado entre seus usuários.
Mas um coworking é mais do que apenas um espaço de trabalho compartilhado, o que realmente o distingue é a forma como esses espaços fomentam a conexão entre os usuários, bem como a grande quantidade de benefícios que oferece para eles.
Como funciona um coworking?
Um coworking tem diferentes tipos de espaços e planos de contratação para os profissionais que decidem adotá-lo como seu espaço de trabalho, e uma das características que os distingue é a sua flexibilidade.
Por um lado, eles têm espaços flexíveis que são projetados para impulsionar a criatividade e deixar fluir as ideias, mas acima de tudo, para se adaptar aos novos modelos de trabalho e às necessidades de seus usuários.
Por outro lado, eles oferecem diferentes planos que se adaptam ao estilo de trabalho de profissionais e empresários, bem como às suas necessidades de espaço de acordo com o tamanho de cada equipe.
Que serviços oferece um coworking?
Outra característica importante de um coworking é que os planos que eles oferecem têm todos os serviços incluídos.
Em primeiro lugar, um espaço de trabalho equipado e pronto para que o usuário simplesmente entre com seu notebook e possa começar a trabalhar, mas não só isso, também inclui tudo o que você pode precisar durante o seu dia a dia.
Estes serviços podem incluir:
- Internet de alta velocidade
- Impressoras
- Acesso 24/7
- Café e chá grátis
- Áreas de descanso
- Terraços ou áreas verdes
- Cafeteria ou cantina
Quais são as vantagens do coworking?
Nos últimos anos, as modalidades de trabalho como o teletrabalho e o trabalho híbrido têm se tornado mais comuns, tanto no mundo do empreendedorismo como no das pequenas e das grandes empresas, e muitas pessoas pensam que a única opção que têm é trabalhar a partir de casa ou de uma cafetaria, ou alugar um escritório tradicional.
O coworking é um espaço de trabalho concebido para potenciar estas novas modalidades de trabalho, e que oferece múltiplas vantagens para os profissionais e empresas modernas. Algumas dessas vantagens são:
- Um coworking oferece um espaço de trabalho equipado e pronto para o usuário começar a trabalhar imediatamente.
- O coworking ajuda a reduzir custos, uma vez que os planos oferecidos são muito mais econômicos e fáceis de gerenciar do que o aluguel de um escritório tradicional.
- Os espaços de um coworking são concebidos para potenciar a criatividade e o bem-estar dos usuários.
- Para os profissionais autônomos ou que realizam teletrabalho, o coworking oferece um espaço onde podem se concentrar, que lhes dá maior profissionalismo e lhes permite separar sua vida profissional da pessoal.
- As instalações de um coworking estão normalmente localizadas em locais centrais, o que é um benefício não só para os profissionais, mas também para seus clientes.
Quais são as desvantagens do coworking?
Embora o coworking esteja ganhando cada vez mais peso como espaço de trabalho entre profissionais e empresários, eles podem nem sempre ser a escolha certa para todos os tipos de empresas ou equipes de trabalho.
Aqui estão alguns dos inconvenientes que uma pessoa ou grupo de pessoas que procuram ter o seu espaço de trabalho num coworking pode encontrar:
- Os espaços compartilhados de um coworking oferecem menos privacidade do que um escritório convencional. Isto pode ser inconveniente para profissionais ou equipes que trabalham com assuntos confidenciais ou que preferem trabalhar sem companhia.
- Atualmente, a oferta de espaços de coworking em muitas cidades é bastante ampla, dessa forma, os profissionais podem levar tempo para escolher entre todas as opções o que melhor se adapta às suas necessidades.
- Para aqueles profissionais que preferem trabalhar em silêncio ou que precisam fazer chamadas constantemente, os espaços compartilhados podem não ser a melhor opção. No entanto, um coworking tem à disposição de seus usuários salas de reuniões e cabines para chamadas ou videoconferências que ajudam a resolver esse inconveniente.
- Em comparação com o aluguel de um escritório convencional, um coworking é muito mais barato porque as despesas de serviço e manutenção são partilhadas. No entanto, se comparado com trabalhar a partir de casa, é uma despesa mais elevada.
Para quem é o coworking?
Os perfis de profissionais que você pode encontrar em um coworking são cada vez mais variados.
Eles podem ser desde nômades digitais (profissionais que usam novas tecnologias para trabalhar e vão de um lugar para outro sem se estabelecer em um local permanentemente), freelancers, empreendedores e até empresários que procuram inovar em seus modelos de trabalho.