O networking quando é trabalhado da maneira correta pode ser fundamental para aumentar as chances de sucesso no âmbito profissional. Com a ajuda de outras pessoas que buscam crescer e as vezes possuem até o mesmo propósito, é possível alinhar projetos, criar coisas novas e conhecer mais pessoas.

Com isso, planejamos esse texto falando da importância do networking no coworking, como crescer e alimentar sua rede de contatos, e até para quem conhece o termo, mas não sabe por onde começar vamos explicar como você pode fazer isso.

networking

O que é Networking?

Networking, traduzido do inglês, significa “rede de negócios”. O termo normalmente é utilizado quando uma pessoa cria sua rede de contatos profissionais, alimentando uma relação com elas para que possam se tornar clientes, parceiros ou até mesmo para agregar na imagem do seu negócio.

Absolutamente todo negócio é feito de relacionamento. Se relacionar é viver. Dizem que somos frutos das pessoas que estão ao nosso redor, andar com pessoas criativas e promissoras certamente atrairá o mesmo pensamento.

Networking não é simples troca de cartão, ou mesmo a busca por cliente. Networking é fazer parte, é ser, é interagir e estar no ambiente propício composto de pessoas interessantes que naturalmente proporcionaram o crescimento.

Qual a importância do Networking?

Nós seres humanos, nascemos para viver em sociedade, trocando ideias, experiências e compartilhando momentos. Isso acontece em vários momentos da nossa vida, seja de forma pessoal ou profissional.

Quando falamos da área profissional, essa troca acontece através do networking. Com a rede de contatos e com a troca de informações conseguimos alavancar projetos e atingir objetivos.

networking

Quais os benefícios do Networking?

Agora que já sabemos qual a importância do networking separamos alguns dos principais benefícios de criar uma boa rede de contatos para contribuir na sua carreira profissional.

  1. Amplia suas chances de sucesso;
  2. Troca de ideias e opiniões, podendo criar um blog ou um grupo ou página em uma rede social;
  3. Auxilia na aprimoração de projetos;
  4. Possibilidade de cocriação;
  5. Compartilhar conhecimento;
  6. Apoio em momentos cruciais;
  7. Conquistas profissionais;
  8. Conhecer novas pessoas.

 

Como criar sua rede de contatos no Coworking?

Mesmo que você julgue já ter os contatos necessários para te ajudar na sua caminhada, nunca é demais conhecer novas pessoas. Aliás, a ajuda de uma nova pessoa pode ser crucial em algum momento.

O coworking, é um ambiente compartilhado pensado para que você possa realizar o networking. Composto por várias pessoas, com objetivos e projetos diversificados.

No espaço possuem mesas de trabalho compartilhadas, eventos, workshops, possibilitando que você conheça inúmeros profissionais. A cultura do coworking é aproximar essas relações, portanto, as chances de você encontrar pessoas com o mesmo objetivo de realizar networking nesse espaço é ainda maior, tornando o processo ainda mais fácil e prazeroso.

Veja como você pode potencializar o seu networking dentro do coworking:

  1. Participe de eventos e workshops;
  2. Compartilhe suas ideias e interesses;
  3. Aproveite ao máximo os ambientes disponibilizados pelo coworking;
  4. Seja simpático;
  5. Convide um colega para uma refeição;
  6. Realize seus próprios eventos.

 

Conclusão

Percebeu como fazer networking em um espaço compartilhado pode ser uma ótima oportunidade para acelerar sua rede de contatos?

Essa possibilidade existe pois o conceito do coworking é ser diferente dos escritórios convencionais, abrindo um leque de oportunidades para diversas pessoas de diferentes ramos.

Permita-se vivenciar essa experiência, e aumente suas chances de obter sucesso com uma rede de contatos profissionais rica e bem alimentada.