O coworking é um modelo de trabalho em pleno andamento. É muito popular e cresce cada dia mais. Há cerca de cinco anos, trabalhar em um ambiente de trabalho colaborativo era apenas para freelancers, especialmente designers, programadores e outros perfis de caráter criativo.
Hoje em dia, a realidade é diferente. Mesmo as empresas mais bem sucedidas e reconhecidas utilizam este modelo de trabalho. Por isso, convidamos você a aprender um pouco mais sobre o coworking corporativo.
Como tudo na vida, a comunidade empresarial está sujeita a mudanças. Os estilos de trabalho próprios do século XX, baseado em ordens e supervisão contínua, chegaram ao fim.
O coworking corporativo satisfaz esta necessidade de mudança. No mercado de trabalho de hoje, é quase uma exigência saber lidar com este contexto.
Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre este assunto.
O que é coworking corporativo?
Muito simples. São os princípios do coworking aplicados ao mundo corporativo.
Agora, o que tudo isso significa? Quais são essas características do trabalho colaborativo que as empresas seguem?
Primeiro, vamos começar com a descrição dos espaços. Os ambientes corporativos projetam escritórios com a interação em mente. São espaços abertos onde os funcionários têm a oportunidade de colaborar com seus colegas para atingir um determinado objetivo.
Num mercado que tem sido altamente competitivo há tantos anos, a eficiência já não é suficiente. O coworking corporativo traz, então, novas linhas de trabalho.
Estamos falando agora de agilidade. É claro que se trabalharmos em equipe, num ambiente de trabalho agradável, a ação torna-se dinâmica e o projeto anda mais rapidamente.
Algo importante a ter em conta! Embora todos queiram que o seu projeto seja bem sucedido, a palavra concorrência não faz parte do vocabulário dos membros de um coworking.
A palavra é colaboração. Por quê? Bem, se todos juntarem forças, o produto terá maior qualidade.
Por exemplo, se usarmos a ideia de um designer para a nossa campanha publicitária, o nosso projeto ganha em qualidade, o designer entra numa dinâmica de trabalho e o cliente recebe a melhor oferta possível.
Benefícios do coworking corporativo
Sabe por que tantas empresas seguem este modelo de trabalho? Pois há muitas vantagens que precisamos conhecer:
Motivação
Quando os funcionários estão motivados, o trabalho flui com maior rapidez e qualidade. E o coworking empresarial faz com que os membros da empresa se sintam estimulados.
Por quê? Bem, pelo ambiente de trabalho. Um espaço agradável criado para comunicação e interação aberta entre os trabalhadores é um incentivo que não podemos ignorar.
Por outro lado, um empregado sente-se mais motivado quando considera que tem liberdade. E esta vem em todas as direções:
- Liberdade criativa: o coworking corporativo dá aos funcionários a oportunidade de expressar e realizar suas ideias.
- Liberdade de agenda: com este modelo de trabalho, os funcionários terão um horário flexível que lhes permitirá organizar o seu tempo.
Aprendizagem constante
Com o coworking corporativo, as empresas estão em constante intercâmbio com outras corporações ou com trabalhadores autônomos.
Estabelece-se assim um processo de aprendizagem que é informal, mas contínuo. Os profissionais de um determinado setor complementam os seus conhecimentos com especialistas em diferentes campos.
Em outras palavras, trata-se de estabelecer um networking com entidades que partilham a sua filosofia de trabalho. Desta forma, você pode aproveitar um grande número de ideias que irão enriquecer o seu projeto.
Incorporação de novos trabalhadores
Uma empresa que soma o coworking como estilo de trabalho está aberta ao contato com profissionais diferentes, muitos dos quais são independentes.
Desta forma, aumentam as chances de atrair um maior número de especialistas talentosos e com uma grande capacidade de finalizar com sucesso os projetos.
Acesso à inovação
O intercâmbio com profissionais de diferentes campos e empresas permite uma atualização contínua do que acontece em cada indústria. Além disso, é um ambiente que incentiva a inspiração, uma vez que coloca diferentes especialidades em contato em um único projeto.
Empresas que nasceram em um coworking
Estas empresas, que você certamente conhece muito bem, nasceram de espaços colaborativos. Hoje elas são um sucesso. Vamos ver quais são elas?
Quantos seguidores você tem no Instagram? Quantas pessoas você segue? Sem dúvida, hoje em dia, em termos de redes sociais, o Instagram ocupa um lugar especial.
Sua aventura começou em São Francisco, no espaço de coworking Dogpath Labs. Agora, ao lado do Facebook, gera receitas milionárias.
Spotify
Certamente, você a conhece. É a plataforma de música mais importante do mundo. No coworking RocketSpace, em São Francisco, este negócio nasceu.
Uber
Hoje, todos conhecem o Uber. É um dos negócios privados mais famosos de hoje. No entanto, há alguns anos era apenas uma ideia que não podia financiar seu próprio espaço para se desenvolver.
É por isso que, em Nova York, especificamente no coworking The Yard, começou a ser tecer a história desta empresa que mudou a forma como o transporte é entendido.
Palavras finais
A cultura empresarial está mudando. O coworking corporativo é um exemplo disso. Este novo estilo de trabalho traz consigo enormes transformações como o design dos espaços de trabalho, a relação entre os funcionários e entre eles e seus superiores.
De fato, o coworking corporativo é a chave para um futuro de trabalho menos estressante e com mais possibilidades de realização para o indivíduo.
Por isso, conheça os espaços de trabalhos fornecidos pela Concept Offices. Lá você encontrará tudo o que precisa para começar/continuar sua empresa.